Como eu posso ser triste, se?
Como eu posso ser triste, se?
A resposta é bem simples, sendo. Ou ficando triste quando os minutos, horas, dias, semanas e anos difíceis chegam.
E, mesmo ficando triste, também fui e serei feliz. Vou me alegrar com cada pequena coisa, com cada dia de sol, com uma xícara de café quente, com o barulho da chuva tamborilando na janela, com um bom livro, com a companhia silenciosa dos meus, com os momentos efêmeros e simples que fazem parte da vida, com os grandes acontecimentos e conquistas, com as comemorações divididas com aqueles que atribuem sentido a tudo.
Porque eu descobri que a alegria e a tristeza não são, obrigatoriamente, excludentes. É possível estar triste mesmo em dias, meses e anos de alegria intensa, de muito a celebrar e agradecer. É possível esbarrar-se com a tristeza em dias felizes e com a alegria em dias tristes. É possível chorar lágrimas intermináveis e chorar de tanto rir.
Porque a vida não separa os dias difíceis dos dias bons, somos nós que fazemos isso. Nós que tentamos a todo custo compartimentalizar a vida como se fosse possível isolar a alegria da tristeza, e todas as outras emoções que permeiam a vida, quando na verdade deveríamos abraçar a completude da vida em toda a sua complexidade.
Más notícias chegam em dias felizes, conquistas acontecem em meio a temporadas desafiadoras. Tristezas que chegam de mansinho em dias bons porque nos lembramos de quem perdemos e das coisas que precisaram ficar para trás. Alegrias que emergem da dor por causa das memórias felizes, dos gestos que aconchegam a alma, por causa das pessoas que são abrigo.
E nesse movimento ininterrupto a vida vai encontrando um jeito “de ser mais bela do que trágica”, como diz minha série favorita.
Não quero uma vida sem tristezas, quero uma vida completa. Porque eu posso estar triste sim, mas eu sei que alegria pode me surpreender na próxima curva da vida. Porque a vida é repleta de alegrias, tristezas, sonhos, fracassos, conquistas e perdas. E a graça de viver é saber que, embora haja dias difíceis, há incontáveis dias incríveis para se viver. Em cada um dos nossos dias há vida e, por isso, uma possibilidade única de beleza.
Que todos os anos por vir sejam repletos de vida, com tudo o que significa estar vivo!
Comentários
Postar um comentário